05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia de comemoração, mas também de muito trabalho

Tenho tomado diversas atitudes em favor do meio ambiente em Indaiatuba, talvez pela inspiração que recebi desde menino, talvez por compreender a importância real em preservar nossos recursos naturais.

Em meu primeiro ano de mandato fiz duas importantes indicações, a de nº 1798/17 para regulamentar o descarte correto de gesso e a de nº 1021/17 para que o Poder Executivo invista em ônibus elétricos, mas infelizmente ambas não foram atendidas, ainda. Em 2018 consegui a aprovação de dois importantes Projetos de Lei, que atualmente estão em vigor na cidade: a Lei 5/18 que trata do recebimento de pilhas, baterias e lâmpadas por parte daqueles que comercializam este tipo de material, podendo assim realizar o descarte adequado sem comprometer o meio ambiente; e a Lei 160/2018, instituindo a Semana do Meio Ambiente do calendário oficial de Indaiatuba, hoje a data é celebrada sempre na semana do dia 5 de junho.

Ainda em 2018 apresentei uma sugestão, por meio de um modelo de Projeto de Lei, para a atualização do Condema, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Também apresentei um Ofício, AP-6/18, solicitando maior desenvolvimento do sistema de coleta seletiva porta-a-porta, sem contar diversos pedidos de instalação de Ecopontos pela cidade. Também solicitei, com o Ofício AP-675/18, que fosse realizado estudo de viabilidade técnica para a criação da Área de Proteção Ambiental do Buru. Outra Lei de minha autoria que foi aprovada é a de Cadastro e Preservação das Nascentes de Indaiatuba.

Embora tenha feito muito pelo meio ambiente, ainda não acredito que é hora de comemorar, pois ainda há muito que precisa ser feito pelos nossos recursos, pelo nosso futuro e das próximas gerações.

One thought on “05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

  1. Em razao da importancia da conscientizacao e da dimensao do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente e uma data que merece bastante destaque no calendario mundial. Entretanto, nao basta apenas plantar uma arvore ou separar o lixo nesse dia, e necessario que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudancas imediatas nos nossos habitos de vida diarios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *