Saiba seu lugar na fila do SUS

Logo no início do meu mandato elaborei Lei Municipal nº 6764, de 28/08/17 que obriga que a Prefeitura Municipal publique em seu site a “Fila da Saúde”, ou seja que divulgue a lista de pacientes que aguardam por consultas com especialistas, exames e cirurgia, bastando, para isso, que o interessado digite o número do seu cartão do SUS.
A lei que você pode ler aqui (https://sapl.indaiatuba.sp.leg.br/pysc/download_norma_pysc?cod_norma=5556&texto_original=1) ainda não está sendo atendida na íntegra. Hoje, qualquer cidadão pode digitar o número do seu cartão do SUS e ver em qual lugar está na fila, quantos pacientes estão na sua frente e há quanto tempo estão aguardando.

Na segunda-feira desta semana, dia 06 de maio, estive em reunião com a Secretária da Saúde que informou que, em breve, o munícipe poderá consultar também o mês que o paciente será atendido.

Com mais esta informação exposta de forma transparente, o paciente ou sua família terá mais uma informação para – quando aplicável – decidir o que fazer para dar mais efetividade no tratamento. Muitas vezes, esperar sem ao menos ter uma previsão plausível aumenta mais ainda a ansiedade de quem está doente, prejudicando até o tratamento.

Já para a municipalidade, a fila também é de relevância para ser utilizada como ferramenta de gestão. Se analisada corretamente, serve de medida para solucionar os gargalos qualificando as tomadas de decisões com métricas exatas, o que aprimorará os resultados do SUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *