Meu Projeto de Lei homenageia Agenor Tachinardi como patrono da Feira de Agricultura Familiar

Neste sábado, dia 15, às 10H será inaugurado o Ponto Verde de Agricultura Familiar “Agenor Tachinardi” em Itaici, perto da antiga Estação Ferroviária.

O Ponto Verde foi criado para expor e vender produtos produzidos nas propriedades rurais de Indaiatuba, como frutas, verduras, hortaliças, legumes, raízes e tubérculos, grãos, vinhos, cachaças, sucos, mel e derivados, plantas e flores e até artesanatos, funcionando, assim, como um  “mercado municipal”. O entorno foi todo urbanizado com a instalação de uma Academia ao Ar Livre, playground, projeto paisagístico e iluminação, e foi pavimentada a via de acesso, inclusive em frente ao prédio da Estação. Serão 20 boxes que funcionarão aos sábados, no horário das 08h às 17h. comercializando exclusivamente produtos por eles produzidos na propriedade rural, como frutas, verduras, hortaliças, legumes, raízes e tubérculos, grãos, vinhos, cachaças, sucos, mel e derivados, plantas e flores e até artesanatos.

AGENOR TACHINARDI

O “Ponto Verde – Feira de Agricultura Familiar Agenor Tachinardi” homenageia o querido e saudoso “Sr. Agenor” através de Projeto de Lei de minha autoria, o PL 198/18. Agenor que nasceu em Itaici, em Indaiatuba, no ano de 1.921, atuou como telegrafista da estrada de ferro Sorocabana, na Estação Ferroviária de Itaici, para depois dedicar-se ao comércio, sendo proprietário do bar e sorveteria Itaici e, em seguida, do Armazém Santo Antônio, ambos no bairro onde nasceu.

Sr. Agenor destacou-se como pela postura solícita e solidária, o armazém por ele gerido, conhecido como “Armazém do Agenor”, tornou-se um ponto de referência para os moradores de Itaici. No bairro, as pessoas faziam uso de uma das raras linhas telefônicas disponíveis no bairro para ligações de emergência. Proprietário de uma das poucas conduções, ele também acabou tornando-se o “motorista” das horas mais necessárias, transportando os doentes para as consultas em Indaiatuba.

Além disso, Agenor também aprendeu na prática a aplicar injeções, o que lhe rendeu a fama de “farmacêutico”. Muito simpático e de postura acolhedora, ele também é lembrado por vender fiado e, algumas vezes, perdoava a dívida por perceber que o freguês enfrentava dificuldades para pagar. Por tais feitos, recebeu uma homenagem do Rotary Club de Indaiatuba como comerciante que se destacou na cidade.

Dar o nome do Sr. Agenor a este local é eternizar o nome de um indaiatubano que viveu no local, sempre trabalhando honestamente, criando as filhas Vera Lúcia Tachinardi, Maria Helena Tachinardi e Sílvia Regina Tachinardi.

A cidade reconhece seu trabalho nessa singela homenagem.

AGRICULTURA FAMILIAR

Como vereador tenho lutado para fortalecer a Agricultura em nossa cidade, já tendo feito, entre outras, as seguintes proposições:

  • Implementação de um Órgão Municipal de Agricultura Familiar, para viabilizar Políticas Públicas Agrícolas, com Planos, Programas, Ações e Atividades para incentivar os agricultores locais;
  • Aplicar com efetividade  o S.I.M. – Serviço de Inspeção Municipal (inspeção sanitária em produtos de origem animal) para inspecionar  os produtos de origem animal produzidos e/ou comercializados em Indaiatuba (recebimento, manipulação, transformação, elaboração, preparo, conservação, acondicionamento, embalagem, depósito, rotulagem destinados à alimentação humana;
  • Inclusão de  alimentos orgânicos na alimentação escolar no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Indaiatuba produzidos em Indaiatuba;
  • Viabilização do projeto “Produtor de Água” da ANA – Agência Nacional de Águas, através de parceria entre a Prefeitura Municipal e órgãos estaduais e federais para captar recursos técnicos e financeiros, visando a redução da erosão e assoreamento dos mananciais nas áreas rurais de Indaiatuba, bem como a proteção e recuperação de nascentes nas propriedades rurais de Indaiatuba;
  • Implementar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Agricultura Familiar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *