A importância de um funcionalismo público motivado e seus reflexos para a sociedade

Motivar funcionários é obrigação de todo gestor, no entanto, o que temos visto na maior parte das vezes, em todas as esferas – federal, estadual e municipal – é um descaso enorme com o funcionalismo público, principalmente da base que, muitas vezes pela estabilidade garantida pelos concursos, precisam de estratégias ainda mais bem elaboradas para assegurar que sejam corretamente valorizados e motivados, afinal são servidores públicos e, sendo assim, devem servir à população sentindo-se plenos em suas funções e motivados pelo trabalho que realizam para a população, que abrange educação, saúde, segurança, lazer, abastecimento de água e tantas outras. 
É por isso que, como vereador, estou fazendo a minha parte, defendi e conquistamos, por duas vezes, o aumento do valor do cartão cesta básica, acima da inflação, com o intuito de atualizá-lo e também cobrei por meio de indicação uma atitude para os professores também recebam o benefício.
A consolidação do Estatuto do Funcionalismo é outro serviço que viabilizei através do meu Gabinete, onde foi compilado e publicado no meu site para o funcionário que quiser consultar ou estudar para concursos. Outra conquista que contabilizo foi para os funcionários públicos municipais com filhos portadores de deficiência, que tiveram a jornada de trabalho reduzida, direito garantido por Lei que o poder executivo viabilizou, após dois projetos de lei que protocolei.
Outro item a ser considerado para manter o funcionário público comprometido é o conjunto de ações para prevenir os riscos de acidentes ou doenças ocupacionais; por isso apresentei dois Projetos de Lei: um deles para que cada instituição pública municipal direta ou indireta de Indaiatuba conte com uma CIPA e outro para que seja criada a Semana de Segurança e Saúde Ocupacional. Neste foco também protocolei Indicação para que seja efetuada a compra e disponibilização de roupa térmica (neoprene) para funcionários do SAAE que trabalham, muitas vezes, parcialmente submersos. Outra conquista importante se deu por meio de uma emenda que apresentei para tornar mais clara a redação do projeto de lei que trata da cobertura em caso de acidentes de trabalho aos funcionários municipais, que desde agosto do ano passado não contam com seguro de vida
O reconhecimento de funcionário-padrão, que já é realizado pela Prefeitura e demais órgãos da administração direta e indireta também poderá acontecer na Câmara Municipal por meio de uma projeto apresentado por mim. Proporcionei diversas homenagens à servidores públicos que já não estão mais entre nós, garantindo que as realizações deles sejam lembradas, batizando logradouros em nossa cidade com o nome destes funcionários.
Os avanços têm sido tímidos perante a demanda e o merecimento da maioria. Mas continuarei, pois toda instituição deve ser reconhecida pelas qualidade das atividades que executam: agilidade, presteza, cortesia, eficiência, entre outros.
E isso só se faz com a valorização e o reconhecimento dos funcionários que realmente estão motivados a fazerem a diferença nas funções que executam em favor da população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *