Alexandre Peres indica implantação do SAMU

SAMU - IndaiatubaPara atender a população no que tange às suas necessidades de saúde de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), Indaiatuba precisa com urgência implantar o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência -para preencher um vazio assistencial dentro da área de Urgência e Emergência.

Temos atualmente as ambulâncias, que com seus condutores fazem o que podem. Mas uma Central de Ambulância – que é o que temos atualmente, cuja sede é atrás da UPA do Jardim Morada do Sol, é bem diferente de uma Base do SAMU, e por isso, na sessão do dia 12 de junho, apresentei a Indicação 747/2017 para que prefeito municipal faça os devidos trâmites políticos para implementar o SAMU em nossa cidade.

Sabemos, pelas notícias que lemos, pelo que ouvimos de conhecidos e pelo que passamos quando precisamos do sistema de saúde, que a velocidade das demandas tem sido muito maior do que o número de soluções. Nossa cidade está sempre atrás dessas demandas, se esforçando para eliminar os problemas de saúde coletiva, em vez de prevenir. Com a carência do SAMU não é diferente: já passou da hora de termos uma base em nossa cidade para dar o devido atendimento, aquele compatível com a vida do usuário, que deve ser atendido por uma rede de serviços organizada e hierarquizada de cuidados integrais.

Minha esperança com a implementação do SAMU não é apenas a melhoria técnica e operacional, pois não é só de tarefas objetivas que a saúde é composta; com essa melhoria na infraestrutura espero que avancemos para outro elemento primordial do sistema: a humanização, a percepção para o acolhimento e para o desenvolvimento da análise dos desejos e necessidades do usuário. De uma vez por todas, precisamos dar um fim a má qualificação estrutural do atendimento às urgências e emergências em nossa cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *